Ensaio_Giulia-52

Volta às aulas: como montar a lancheira?

Quando a criança entra na escola, a família tem uma lição de casa importante: montar uma lancheira que seja prática e saudável.

Mas aí podem surgir enganos e uma série de dúvidas, como:
O que será que meu filho deveria levar na lancheira?
Qual bebida deveria encher a garrafinha e por quê?
Quais os cuidados nos preparativos e como planejar os lanches?
Quais as melhores escolhas de alimentos entre tantas que encontramos nas feiras e nos supermercados?
E principalmente: como envolver a criançada para que essa história da lancheira vire uma saborosa oportunidade de convivência e de aprender a comer para ter mais saúde?

Todo esse conteúdo está disponível no e-book “Lancheira Saudável” elaborado pelos departamentos de Nutrição e de Obesidade Infantil da Abeso e criado especialmente para a campanha #cuidardetodasasformas.

Nele você encontra como montar a lancheira utilizando 3 grupos de alimentos, receitas bem fáceis, que podem ser preparadas com a ajuda da própria criança, para que esse aprendizado de fazer um lanche gostoso e saudável seja lúdico. E mais, algumas dicas de combinações incríveis!

Confira um resumo que preparei desse material:

Além desse e-book incrível, deixo para vocês dicas preciosas para o dia a dia que a da Nutricionista e mãe Mônica Cristine compartilhou recentemente:

1° PASSO: Fazer uma lista de todas as opções de lanche que você consegue e deseja incluir na rotina da criança. TUDO mesmo: da fruta ao chocolate.

2° PASSO: Pensar em como funciona a rotina da casa e como será melhor organizar os lanches. Fazer tudo no final de semana e deixar pronto? Organizar no dia anterior? Organizar antes de sair para escola? Cada família terá a sua melhor resposta.

3° PASSO: Siga a ordem PVS (primeiro que vence, primeiro que sai). Especialmente se você só compra frutas 1 vez na semana.

4° PASSO: Planejar começar a semana da MELHOR maneira possível, pois imprevistos acontecem ao longo da semana e a chance de acabar não conseguindo fazer tudo conforme o planejado existe.

5° PASSO: Comprar APENAS o necessário e dentro do planejamento. Ao comprar determinados ultraprocessados para uma “emergência” aumentam as chances de acabar mandando somente porque a criança viu que tinha e pediu. 

EXTRA: Se a criança já tem idade e pode te ajudar, deixe que faça parte do processo de escolha dentre os alimentos que já foram selecionados por você!

Para finalizar, confirma algumas opções de combinações que estão disponíveis na integra no e-book:

O mais importante de tudo: PLANEJE-SE!