O tema proposto pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação para Semana Mundial de Aleitamento Materno 2022 (SMAM2022) é “STEP up for breastfeeding: educate and support”. “To step up” significa tomar posição a favor ou contra algo, defender algo, S.T.E.P também é a abreviação de Support – Time – Education – Place, que significa: Apoio – Tempo – Educação – Lugar.
O aleitamento materno é fundamental para a implementação efetiva de estratégias de desenvolvimento sustentável, especialmente em um mundo pós-pandemia, pois melhora a nutrição, garante a segurança alimentar e reduz as desigualdades entre e dentro dos países.
O mês de agosto não é sobre contribuir com a culpa materna de quem não amamentou, e sim sobre apoiar, proteger e incentivar o aleitamento materno através da INFORMAÇÃO! Falar sobre amamentação não precisa ser um tabu com medo de ofender quem não amamentou. A campanha #SMAM2022 destina-se a governos, sistemas de saúde, locais de trabalho e comunidades.
Juntos precisamos educar e fortalecer nossa capacidade de criar e sustentar ambientes favoráveis à amamentação para as famílias.
Afinal, por que amamentar é tão importante?
Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, e em sua saúde a longo prazo, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe.
Já está devidamente comprovada, por estudos científicos, a superioridade do leite materno sobre os leites de outras espécies. O leite materno é considerado o único super alimento!
São vários os argumentos em favor do aleitamento materno, mas separei alguns para vocês…
Benefícios para o bebê:
- Evita mortes infantis, diarreia e infecções respiratórias.
- Diminui o risco de alergias alimentares, hipertensão, colesterol alto e diabetes,.
- Reduz as chances de obesidade e proporciona melhor nutrição infantil.
- Possui efeito positivo na inteligência e desenvolvimento da saúde bucal.
- Benefícios para a mãe:
- Proteção contra câncer de mama, de ovário e de útero.
- Reduz a obesidade e doença metabólica.
- Pode reduzir as chances de depressão pós-parto.
- Possui efeito contraceptivo (aleitamento exclusivo livre demanda SEM uso de bicos artificiais e que ainda não tenha menstruado – 98% de eficácia).
Possíveis consequências do desmame precoce:
Em curto prazo: Sobrecarga renal (quando utilizado o leite de vaca e não a fórmula infantil), alergia alimentar, deficiências nutricionais, alteração na flora intestinal e infecções respiratória e intestinal.
Em longo prazo: sobrepeso e obesidade, hipertensão, aterosclerose, entre outros.
Apesar de todas as evidências científicas provando a superioridade da amamentação, as prevalências de aleitamento materno, em especial as de amamentação exclusiva, estão bastante aquém das recomendadas. Por isso o Agosto Dourado e toda iniciativa de apoio, incentivo, promoção e proteção do aleitamento materno são tão importantes.
Amamentar não é algo mágico, não é necessário ter superpoderes. Amamentar é humano, é mamífero, é o que deveríamos fazer de forma fluida, sem muitos porquês. No entanto, para isso seja realidade hoje, precisamos recuperar uma cultura perdida” (Gabrielle Gimenez)
O Agosto Dourado é sobre tentar recuperar essa cultura perdida.