nutricionista-amanda-75

Como lidar com o excesso de doces que as crianças ganham em datas comemorativas?

Para responder essa questão precisamos relembrar sobre o papel dos pais x papel das crianças na alimentação infantil:

O papel dos pais é definir a QUALIDADE da alimentação dos seus filhos, portanto cabe a você determinar QUANDO os alimentos estarão disponíveis ou não.
À criança só cabe decidir SE vai ou não comer e o QUANTO vai comer daquilo que foi oferecido.

Mas sabemos também que isso não é uma tarefa simples principalmente depois de ganhar vários doces em uma festa. A criança vai brigar contra os limites que você quer estabelecer e a maior dificuldade será lidar com isso.

Eu sei que nenhuma mãe ou pai quer lidar com essas reações da criança. Mas essas reações são naturais e é NECESSÁRIO saber lidar. Minha sugestão é que se sua criança tem idade suficiente para questionar os limites, sente-se com ela e EXPLICA o que será feito. Estabeleça REGRAS CLARAS!

Monte um calendário com os dias que os chocolates ou doces irão fazer parte do cardápio, de opções para que ela possa escolher em qual refeição prefere incluí-los. Faça ACORDOS. Ah, não vale voltar atrás e dizer que só vai dar o doce se comer a comida toda naquele dia, por exemplo. CUMPRA com a sua parte nos acordos e relembre a criança da parte dela.

Ter regras claras facilita muito mais no dia a dia, mas não significa que você não precisa estar preparado para lidar com a necessidade da criança de argumentar, discutir, ficar brava, ficar com raiva, etc. O seu papel será ensiná-la formas de lidar com as frustrações de não ter sempre o que quer, de forma GENTIL.

E lembre-se, se você nunca estabeleceu regras e vai começar agora é NATURAL e ESPERADO maior resistência da criança, mas lembre-se do motivo de ter começado e siga em frente com muito acolhimento e firmeza nas suas decisões. Será fácil? Não! Mas é extremamente necessário!

Ficou com alguma dúvida? Conte comigo para te ajudar nessa missão!

ATENÇÃO: Para menores de 2 anos não ofereça nenhum alimento que contenha açúcar.