1000 dias de vida 3

Os primeiros mil dias de vida: a importância do acompanhamento nutricional

O conceito dos primeiros mil dias se refere ao período que compreende desde o momento da concepção até os dois anos de idade da criança. São considerados 270 dias da gestação mais 365 dias do primeiro ano de vida somado aos 365 dias do segundo ano de vida.

Análises das curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde confirmam a importância dos dois primeiros anos de vida como uma “janela de oportunidades” ou “intervalo de ouro” para promoção da saúde uma vez que hábitos adotados neste período terão repercussões em indicadores de saúde e doença durante todo o ciclo de vida. É um momento propício para o estabelecimento de hábitos saudáveis que podem ter impactos importantes, pois cada célula do corpo está sendo formada e programada no indivíduo.

Nessa fase ocorre a programação metabólica, ou seja, ocorrem interferências dos hábitos na atividade ou expressão dos genes através de mecanismos epigenéticos. Os efeitos do ambiente e principalmente da nutrição no início da vida, influenciam no desenvolvimento de doenças crônicas não-transmissíveis (Diabetes, hipertensão, etc) a curto e longo prazo. É como se os genes fossem “ligados ou desligados” conforme a interferência do meio ambiente e estilo de vida com repercussões para toda a vida.

As estratégias e intervenções nutricionais adequadas no período pré-natal, o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e sua manutenção até os 2 anos ou mais, além de uma introdução alimentar adequada e oportuna são capazes de otimizar o crescimento e desenvolvimento.

Observa-se impacto na redução da mortalidade, maior desenvolvimento intelectual, imunológico e redução do risco de doenças crônicas na vida adulta. Além disso, esse período é importantíssimo na formação dos hábitos alimentares do indivíduo.

Nesse sentido, o acompanhamento nutricional nos primeiros 1000 dias com objetivo de buscar um desenvolvimento equilibrado e saudável torna-se crucial para a saúde da criança e futuro adulto.

Você e/ou seu bebê estão nesta fase?
Posso ajudar vocês!

Com carinho,
Amanda de Paula
Nutricionista Materno Infantil