A gestação é um período da vida da mulher com grandes modificações fisiológicas, metabólicas e endócrinas. Com isso, são alterados também as necessidades nutricionais e a ingestão alimentar da gestante.
Além disso, o estado nutricional pré-gestacional e durante a gravidez são fatores importantes que influenciam significativamente a saúde de um indivíduo durante toda a vida.
Durante a gravidez há intenso processo de formação em um curto intervalo de tempo, por isso é de extrema importância que a mulher procure cuidados especializados, visando a promoção da sua saúde e do bebê, prevenindo também complicações.
O cuidado nutricional precoce, ainda no período pré-concepção, é fundamental para o desenvolvimento fetal e determinante para sua saúde na vida adulta! As condições nutricionais maternas influenciam desde a vida intrauterina na saúde do indivíduo. A nutrição é imprescindível para que o crescimento e desenvolvimento do ser humano ocorram de acordo com a programação genética individual.
É através do cordão umbilical que o bebê recebe nutrientes, provenientes do sangue materno. Por isso, se a gestante não mantém uma ingestão adequada de nutrientes via uma alimentação saudável e equilibrada, o organismo materno poderá retirar das suas reservas levando a uma deficiência nutricional. E ainda, levar a uma oferta insuficiente de nutrientes para o bebê.
A variação do aporte de nutrientes durante a vida intrauterina tem sido proposta como o principal estímulo de programação metabólica que determina o risco de doenças no adulto.
O acompanhamento do ganho de peso na gestação é fundamental. Sabe-se que o aumento excessivo de peso durante a gestação, por exemplo, pode trazer complicações, como o diabetes gestacional, hipertensão, intolerância à glicose, aumento da gordura visceral e hiperfagia, prolongando também os riscos na vida adulta do bebê.
Por outro lado, o ganho de peso insuficiente pode acarretar no nascimento de bebês de baixo peso e mais frágeis, pouco resistentes a infecções. Não é recomendado que as mulheres percam peso durante a gravidez, independente do seu peso antes de engravidar.
O ganho de peso na gestação, portanto, deve ser suficiente para promover o desenvolvimento fetal completo e também para armazenar nutrientes adequados no organismo materno para o aleitamento.
Mesmo com a importância do ganho de peso, o foco do acompanhamento nutricional na gestação está muito além apenas do ganho de peso adequado. A necessidade de vitaminas e minerais é aumentada e diferente em cada fase da gestação, estando ligada à formação fetal, desenvolvimento cerebral, saúde do bebê e da mamãe.
Além disso, nessa fase é comum surgirem sintomas como enjoos, náuseas, azias, má digestão, ansiedade, inchaços, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, desejos, alteração do funcionamento intestinal, hemorróidas, muito sono, etc.
Para amenizar os sintomas na gestação e problemas recorrentes à má nutrição, podemos usar algumas estratégias que devem ser orientadas por profissionais especializados já que esta é uma fase tão especial.
E é aqui que entra a importância do acompanhamento nutricional profissional: a gestante pode tirar dúvidas a respeito da melhor alimentação durante esse período e suas principais dificuldades, além de ser orientada sobre a forma correta de amamentar seu bebê.
Agende sua consulta e poderei te ajudar nessa fase tão importante!
Com carinho,
Amanda de Paula
Nutricionista Materno Infantil